Comissão Organizadora dos 60 anos do Vulcão dos Capelinhos

 

A erupção do Vulcão dos Capelinhos, com início a 27 de setembro de 1957 e que se prolongou durante 13 meses, foi um ponto de viragem em diversos aspetos.


Desde a profunda alteração demográfica influenciada pela emigração em massa para os EUA, até ao conhecimento científico, tendo sido o primeiro vulcão do género a ser alvo de estudo aprofundado e que atraiu os mais distintos cientistas mundiais à ilha do Faial, esta erupção abriu uma nova página na história da vulcanologia, dando início ao turismo científico, que tanta gente traz às nossas ilhas.


Este ano comemoram-se os 60 anos desta erupção, um marco de relevo que modificou profundamente o contexto histórico dos Açores, sendo o fenómeno natural que originou as maiores transformações sociais e culturais do século XX no nosso arquipélago.


Para assinalar esta data foi criada a Comissão Organizadora do 60º Aniversário do Vulcão dos Capelinhos que, como forma de homenagear este vulcão, elaborou um programa de comemorações a realizar de 27 de setembro de 2017 a 24 de outubro de 2018. Com esta página a Comissão pretende divulgar todas as atividades relacionadas com esta comemoração assim como dar a conhecer esta paisagem única dos Açores.